Imagem-máquina
1) André PARENTE.
Introdução: os paradoxos da imagem-máquina. p. 7-33.
I. NOVAS IMAGENS, NOVOS MODELOS. 2) Edmond COUCHOT.
Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. p. 37-48.
3) Rogério LUZ.
Novas imagens: efeitos e modelos. p. 49-55.
4) Derrick KERCKHOVE.
O senso comum, antigo e novo. p. 56-71.
5) Gianfranco BETTETINI.
Semiótica, computação gráfica e textutalidade. p. 65-71.
6) Julio PLAZA.
As imagens de terceira geração, técno-poéticas. p. 72-88.
II. O VIRTUAL E A QUARTA DIMENSÃO DA IMAGEM. 7) Philippe QUÉAU.
O tempo do virtual. p. 91-99.
8) Arlindo MACHADO.
Anamorfoses cronotópicas: ou a quarta dimensão da imagem. p. 100-116.
9) Jean-Louis WEISSBERG.
Real e virtual. p. 117-126.
10) Paul VIRILIO.
A imagem virtual mental e instrumental. p. 127-132.
11) Serge DENTIN.
O virtual nas ciências. p. 133-143.
III. MÍDIA / PÓS-MÍDIA. 12) Jean BAUDRILLARD.
Televisão / revolução: o caso Romênia. p. 147-161.
13) Laymert Garcia dos SANTOS.
A televisão e a Guerra do Golfo. p. 155-161.
14) Stella SENRA.
Max Headroom: o último jornalista. p. 162-172.
15) Antonio NEGRI.
Infinitude da comunicação / finitude do desejo. p. 173-176.
16) Félix GUATTARI.
Da produção de subjetividade. p. 177-191.
IV. A ARTE E AS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. 17) Benoit MADELBROT.
Fractrais: uma forma de arte a bem da ciência. p. 195-200.
18) Frank POPPER.
As imagens artísticas e a tecnociência (1967-1987). p. 201-213.
19) Raymond BELLOUR.
A dupla hélice. p. 214-229.
20) Jean-Paul FARGIER.
Poeira nos olhos. p. 231-236.
21) Nelson Brissac PEIXOTO.
Passagens da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. p. 237-252.
22) Katia Maciel.
A última imagem. p. 253-257.
23) Jean-François LYOTARD.
Algo assim como: "Comunicação... sem comunicação". p. 258-266.
24) Eric ALLIEZ.
Posfácio: Carta a André Parente: entre imagem e pensamento. p. 267-274.
V. Apêndice: sobre os autores, glossário, índice remissivo, bibliografia. p. 277-300.