celakanto | menu lateral
início sobre obras email


O olhar

1) Adauto NOVAES. De olhos vendados. p. 9-20.

2) Gerard LEBRUN. Sombra e luz em Platão. p. 21-30.

3) Marilena CHAUÍ. Janela da alma, espelho do mundo. p. 31-63.

4) Alfredo BOSI. Fenomenologia do olhar. p. 65-87.

5) Gerard A. BORNHEIM. As metamorfoses do olhar. p. 89-93.

6) José Moura GONÇALVES FILHO. Olhar e memória. p. 95-124.

7) Sergio Paulo Rouanet. O olhar iluminista. p. 125-148.

8) José Américo Motta PESSANHA. Bachelard e Monet: o olho e a mão. p. 149-165.

9) Fayga OSTROWER. A construção do olhar. p. 167-182.

10) Leon KOSSOVITCH. A emancipação da cor. p. 183-215.

11) Ferreira GULLAR. Barroco: olhar e vertigem. p. 217-224.

12) Jorge COLI. Manet: o enigma do olhar. p. 225-245.

13) Paulo Sergio DUARTE. O que Seurat será?. p. 247-255.

ILUSTRAÇÕES.

14) Otília Beatriz Fiori ARANTES. Arquitetura simulada. p. 257-300.

15) Antonio Alcir Bernárdez PÉCORA. O demônio mudo. p. 201-316.

16) Flávio AGUIAR. Visões do inferno: ou o retorno da aura. p. 317-325.

17) Leyla PERRONE-MOISÉS. Pensar é estar doente dos olhos. p. 327-346.

18) Sérgio CARDOSO. O olhar viajante (do etnólogo). p. 347-360.

19) Nelson Brissac PEIXOTO. O olhar estrangeiro. p. 361-365.

20) Ismail XAVIER. Cinema: revelação e engano. p. 367-383.

21) Luiz Renato MARTINS. A atividade do espectador. p. 385-397.

22) Gilda de Mello e Souza. Variações sobre Michelangelo Antonioni. p. 399-410.

23) Maria Rita KEHL. Masculino / feminino: o olhar da sedução. p. 411-423.

24) Fábio LANDA. Olhar-louco. p. 425-432.

25) Renato Janine RIBEIRO. Os amantes contra o poder: sobre alguns olhares que se cruzam, no amor à primeira vista e na teletela do Grande Irmão. p. 433-444.

26) Renato MEZAN. A medusa e o telescópio: ou Verggasse 19. p. 445-477.

27) Katia MURICY. Os olhos do poder. p. 479-486.

28) Décio PIGNATARI. O paleolhar da televisão. p. 487-492.